O Dia da Bandeira foi comemorado no final da manhã desta quinta-feira, 19, durante solenidade no quartel do 17º Batalhão de Fronteira. Os prefeitos de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, e de Ladário, José Antonio Assad Faria, convidados e representações escolares, participaram da cerimônia presidida pelo comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de brigada, Roberto Junghton.
A solenidade teve duração de aproximadamente 40 minutos. O Exército entregou a 5 escolas de Corumbá e 1 entidade filantrópica, bandeiras nacionais novas. As escolas foram: Delcídio do Amaral, Fernando de Barros, Cyríaco Félix de Toledo, Pedro Paulo de Medeiros, Luiz Feitosa Rodrigues e a entidade Desbravadores. “A entrega das bandeiras é de uma importância para as escolas, pois assim fica mais acessível a integração dos símbolos nacionais para os alunos, de adquirir o hábito de frequentemente entoar o hino nacional e de conhecer os símbolos da pátria. Ter a bandeira nacional na escola é fundamental para o despertar do amor pátrio nas crianças”, comentou a diretora da escola municipal Luiz Feitosa Rodrigues, Mabel Mônaco Dib.
Também foi prestada homenagem ao símbolo da pátria com execução dos Hinos Nacional e da Bandeira e a incineração de bandeiras nacionais que já não eram usadas. A leitura da ordem do dia destacou o papel da dimensão que a bandeira representa: Ela é o símbolo nacional da fusão de raças do Brasil e de toda a passagem histórica da nação. Hastear a bandeira nacional em escolas, eventos, formaturas e órgãos públicos significa amar, venerar e respeitar a nação. “A bandeira significa nossa história, desde a época da colônia, não podemos esquecer quantas lutas tivemos para chegar até o país democrático em que vivemos. Para mim, a bandeira é o nosso símbolo visual de amor e orgulho nacional”, afirmou ao Diário a aluna do 8º ano, da escola Pedro Paulo, Iula Cardoso, 13 anos.
“O dia da Bandeira é um momento de grande alegria, este símbolo carrega um significado muito especial. Nossos pais, filhos e netos, com certeza estarão presentes nela, quando a colocamos no lugar mais alto, estamos celebrando a sua importância e colocando-a no lugar que lhe é de direito. O Exército está compartilhando esse dia com todas as parcelas da sociedade, a alegria que é de cultuar a bandeira. O fato de presentearmos as escolas com a entrega das bandeiras, significa que todos devem comungar deste momento, o momento dos brasileiros”, ressaltou o general Junghton.
0 comentários:
Postar um comentário