sábado, 12 de dezembro de 2009

Numismática







 A Sociedade Numismática Brasileira é uma entidade civil, sem fins lucrativos, mantida pelo seu corpo de associados, e aberta a pessoas ou instituições que desejam integrar seu quadro social. Tem como finalidade exclusiva a promoção e desenvolvimento de programas que estimulem e difundam a Numismática, ciência que tem como objeto de estudo as moedas, cédulas e medalhas; principalmente as brasileiras.
       A fundação da Sociedade Numismática Brasileira ocorreu em 19 de janeiro de 1924 em São Paulo, com a presença de alguns poucos colecionadores. Hoje conta com outras associações similares e um grupo maior de colecionadores distribuídos pelo Brasil e no exterior. Comparamos o passado recente com o momento atual. Conforme relato na SNB em 1982 havia menos que mil associados entre brasileiros e estrangeiros. Os brasileiros estavam localizados em quase todas as capitais e em muitas cidades do interior, sendo São Paulo e Rio os centros com mais representantes. Realçamos que esse número deveria ser maior, pois nem todos se associam a uma agremiação de colecionadores.







            Hoje no país há mais de vinte outras entidades de colecionadores e o número de adeptos chega perto de dois mil, realçando novamente entre associados ou não.
          Nesses mais de oitenta anos de divulgação do ato de colecionar moedas é claro que ocorreram momentos de baixa e alta, alegrias e tristezas.   Apesar de tudo, sempre estava presente aquele grupo pequeno, às vezes de dois ou três, que apontavam firme a direção a ser seguida e iam em frente. Isso resultou hoje numa sociedade estável e reconhecida como a principal entidade particular que incentiva a coleção de moedas no Brasil e talvez na América do Sul.
          A SNB foi reconhecida de utilidade pública em 1951 e sua atual infra-estrutura social conta com sede própria, conjunto de 245 m2 no centro de São Paulo, onde estão biblioteca, museu, salão social e setor administrativo. Divulga suas atividades e estudos dos sócios por meio de seus impressos e na sua página da Internet. Da mesma forma seu corpo diretivo atual a representa nos encontros nacionais e estrangeiros.

0 comentários:

Postar um comentário